Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Um pouco mais sobre mulheres e sacerdócio


É, hoje me deu a louca de atazanar um pouco mais a vida das Ovelhinhas do Senhor. A bola da vez são as igrejas ditas cristãs que nomeiam mulheres como pastoras. Já comentei sobre iasso, mas achei melhor reiterar aqui minha opinião sobre esse assunto doutrinário e falar um pouco sobre o que é que eu acho sobre tal coisa.

Na verdade, para ser bem sincero não acho nada, crentaiada que brinque à vontade com seus três amigos imaginários que são um ao mesmo tempo e sei lá, a imaginação é deles e eles dão a ela a forma que quiserem.

O que acho interessante é como as igrejas estão reinterpretando seu livro de regras para se adequar às transformações sociais que estão ocorrendo. É como se o texto bíblico não tivesse já dentro de si uma interpretação correta. Essa interpretação parece ser bem pástica e de tempos em tempos tende a mudar e isso para mim é estranho. Se presumimos que há em algum lugar um deus que transmitiu suas regras de conduta, imaginamos que ele não pretendia que suas regras IMUTÁVEIS segundo ele mesmo começassem a ser revistas de tempo em tempo. A meu ver, uma vez estabelecidas e estando sendo cumpridas, devem continuar assim até o fim, ou até segunda ordem.



Agora, onde foi que apareceu essa segunda ordem que mudou tudo e passou a dar mais direitos às mulheres? Algumas igrejas, como a dos Mórmons acreditam que receberam novas regras, mas isso é outro assunto. Quem só segue a Bíblia deve se ater somente a ela, pelo que entendo. E assim, vamos ver o que ela diz.

Já foi mais que comentado que a Bíblia é um livro que é extremamente misógino. Se quiserem, eu dou mais detalhes, mas hoje eu serei específico sobre as sacerdotisas ou pastoras, ou o que for que as chamem. Enfim, dar a mulheres posições de liderança e autoridade dentro da igreja.

Vamos então às passagens. Para abrir, uma menção feita por Isaías 3:12

12 - Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres estão à testa do seu governo. Ah! Povo meu! Os que te guiam te enganam e destroem o caminho das tuas veredas.

Tudo bem, é uma menção meio velada e a linguagem de Isaías é confusa (e chata pra burro de ser lida), mas ele ao menos parece querer dizer que os problemas são clpa de mulheres estarem à testa do governo. Nada conclusivo ainda, mas já é um começo. Parece que mulheres estando à testa de algo servirá para que elas enganem e destruam o caminho. Que beleza...

Agora uma que está em I Coríntios, 11:3.

3 - Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.

Além de dar a entender que o homem é quem manda, ainda coloca bem a ordem da coisa: Deus -> Cristo -> homem -> mulher. A mulher está em último lugar. Mas ele não para por aí, ele vai dar mais regras em outras cartas. Vejamos:

No mesmo capítulo, em I Coríntios, 11:7-9:

7 - O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão.
8 - Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão.
9 - Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher, por causa do varão.

Claramente, Paulo diz que as mulheres foram feitas dos homens e para os homens, disso não resta dúvida. Assim, uma posição de autoridade como um sacerdócio a meu ver ficaria meio que incompatível na situação, afinal aí uma mulher acabaria por ter mais autoridade que um homem. Não teria lógica, pois a cabeça é o varão, isso Paulo deixou bem claro.

Agora, a confirmação do que eu disse no parágrafo anterior. Com vocês a pérola de Paulo: I Coríntios, 14:34-35:

34 - As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
35 - E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é indecente que as mulheres falem na igreja.

Acho que só isso fecharia a questão. Alguns alegam que Paulo falava especificament aos Coríntios e a mais ninguém neste ponto. Aí, vem uma outra dúvida: e os outros ensinamentos que estão essa carta? Também eram específicos? E os das outras cartas? Seria a mesma regra?

Acontece que muitos ensinamentos de Paulo são tratados como obrigatórios para todos. Qual é o critério utilizado aqui? Até agora ninguém soube dizer. Para mim basta o fato de que Paulo escreveu sim que a mulher deve ficar calada na igreja, que ela deve aprender com o marido e que é indecente que elas falem dentro da igreja. E ele não disse que eram só as mulheres de Corinto em lugar nenhum.

Agora, como podemos ter uma mulher pastora, se na igreja ela é obrigada a estar calada? O único jeito é se ela se explressasse por sinais, ou que ensinasse fora da igreja. E mesmo assim, no máximo ensinariam para outras mulheres e nada mais. Digo isso baseado em outra passagem de Paulo.

Está em I Timóteo, 2: 11-12.

11 - A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
12 - Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Se formos ver isso em conjunto com o que ele diz acima na carta aos Coríntios, as mulheres jamais poderiam ser sacerdotisas. A função do sacerdócio pressupõe autoridade e o ato de ensinar. Essas duas coisas estão proibidas às mulheres.

Espero ter encerrado essa questão. Se vocês Ovelhinhas do Senhor seguem a Bíblia, devem fugir das igrejas que ordenam pastoras, isso está errado. Não que eu ache que isso está certo. Para mim as mulheres são extremamente capazes. A sensibilidade natural delas as faria excelentes sacerdotisas, mas a Bíblia dizz que mulheres não têm essa capacidade. É a vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leiam as Regras e entendam-nas antes de comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...