Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Record ataca a Globo em reportagem criticando cunho religioso de ‘Salve Jorge’ e ‘O Canto da Sereia’


Confesso que sinceramente tento entender o que se passa na mente de alguns religiosos. Realmente juro que faço o melhor de meus esforços, mas estou quase desistindo. Não que eu esteja agora criticando o fato de eles acreditarem fervorosamente em um cara invisível que os acha o máximo sem ter nenhuma prova concreta, isso é a tal da fé. O que me intriga são certas atitudes que eles tomam. E depois desta, nem estou animado para dar o Troféu Nariz de Palhaço. Vou deixar para outro.

Uma delas é esta que saiu recentemente. como se já não bastasse muitos deles (não digo todos) usarem descaradamente de mentiras e falácias, acredito que o mais irritante é este lamentável exemplo, o de se fingir de burros para poderem ter assunto para "causar".

Sinceramente, acho que os religiosos estão começando a ficar desesperados por estarem perdendo fieis e credibilidade e agora esse desespero os está fazendo recorrer a esses artifícios que realmente têm apelo entre os que estão predispostos a aceitar o que eles dizem, mas com quem tiver mais do que dois dígitos de QI, aí a coisa fica mais difícil, só faz mesmo é mostrar o quão grotescos eles estão sendo e acabar com o pouco de credibilidade e dignidade que lhes resta.


Particularmente, preferi ficar calado quando a Record tentou abordar a briga entre fãs do desenho “Pica Pau” e o diretor do “TV Xuxa” e perdeu de vez o rumo do bom senso exibindo uma entrevista de cunho sensacionalista com Guilherme de Pádua. Tudo que precisava ser discutido daquele caso já foi feito durante o processo. Por que não deixam a falecida e sua família descansar em paz e não dão um gelo nesse ex presidiário? Deixem para lá. Parece que essas igrejas têm uma predileção por presidiários. São gente vulnerável e aceita qualquer mão que se estenda para eles. E isso diz muito sobre o caráter de alguns líderes religiosos. Pensem nisso.

Agora, a bola da vez foi no programa “Domingo Espetacular” e novamente usaram o espaço para atacar a Globo. No último domingo (13) foi levada ao ar uma reportagem que condenava a rival por abordar aspectos religiosos que desagradam grupos evangélicos na minissérie “O Canto da Sereia” e “Salve Jorge”. E eu sempre pergunto: por que eles agora estão tão preocupados em denegrir a imagem da outra emissora? É um artifício comum nas propagandas políticas e se não me engano foi o líder nazista Goebbels que criou o método: selecionar alguém para ser o inimigo e atacá-lo. Assim, você não se expõe e faz com que o inimigo perca tempo se defendendo. Eu digo mais: quem não tem nada de bom para dizer de si mesmo, fala mal dos outros. Simples assim.

Também acho estranho o motivo de alegarem que a novela "Salve Jorge" desagrada grupos evangélicos. Porque faz referência a São Jorge? Tenham dó... Se fosse uma entitulada "Viva Jesus" estaria tudo bem e que se fodam os outros grupos religiosos, não? Já percebi o padrão que para essas "Ovelhinhas do Senhor", respeitar é concordar com eles e ponto final. Nada de argumentação, nada de respeitar ou mencionar os outros. Somente eles e nada mais. O que não for deles ou contrário ao que eles querem é desrespeito. O que se pode esperar de quem usa técnicas de propaganda criadas por um nazista?

Para TENTAR justificar a alegação da raiva contra minissérie "O Canto da Sereia", a matéria usou a campanha feita por um pastor contra a história baseada no livro homônimo de Nelson Motta exibida na semana passada. Na cabeça do distinto cidadão, a minissérie faria apologia à bissexualidade – a protagonista, vivida por Isis Valverde, tinha um romance com a personagem de Camila Morgado – e à umbanda, ao citar a figura de Iemanjá. O candomblé, aliás, também foi o alvo de uma antropóloga, que, em depoimento, “acusou” a novela de fazer referência a Ogum em seu título. Não só houve menosprezo de outra religião como a emissora acabou por dar voz a uma parcela pequena – e extremista -, que propõe boicote à sua concorrente direta.

Agora, vamos tentar entender isso: para fins de argumentação vamos assumir que a Globo realmente fez apologia à homossexualidade. Eu então pergunto: e daí? Pela lei e segundo o dicionário que parece não ser leitura dessa turma, apologia é:

Segundo o dicionário:

Significado de Apologia
s.f. Discurso ou escrito que defende, justifica, elogia uma pessoa ou coisa. Elogio, louvor, glorificação.

Desde quando mencionar algo é uma apologia? Desde quando retratar algo que existe no mundo, sem fazer juízos de valor ou então dizer que faz algo é fazer apologia? Onde está aí o elogio, a glorificação? A diferença é bem clara. Mas como eu sempre digo, quando não se tem argumento, é preciso apelar para a burrice, ainda que fingida. Vai aqui uma dica de leitura, ainda que não seja um livro cristão, mas vale a pena dar uma fugidinha de seu mundinho pequeno.

Leiam sem medo.


Agora que foi esclarecido que aquilo não foi uma apologia e já indiquei uma boa leitura, vamos fazer de conta que fosse. Ainda assim, temos o que diz o Código Penal:

Apologia de Crime ou Criminoso
Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:
Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.

Desde quando homossexualidade é crime ou um homossexual é autor de crime? Podem procurar. Vão ao Google e procurem qualquer referência a homossexualidade para ver se ela é crime. Sendo assim, por que essa turma continua a cacarejar, enchendo a boca para falar em apologia sem sequer saber do que se trata? Ou pior ainda: sem conhecer a lei. Mas para eles está tudo certo. O padrão é se fingir de burro mesmo, senão ficam sem argumento.

Como se a insanidade até agora não fosse o suficiente, a reportagem mostrou ainda a insatisfação de alguns pastores com o “Festival Promessas”, promovido pela Globo com cantores evangélicos. Nesse caso, a acusação é de golpe de marketing. E tudo isso que a Record está fazendo não é golpe de marketing desesperado? Temos aqui o sujo falando do mal lavado? Coisa estranha...

A julgar pelo material exibido pela Record, a Globo estaria errada, portanto, não só ao dar voz a religiões fora do cristianismo quanto aos próprios evangélicos. Difícil entender; eu diria impossível. Acho que é um lance de ser contra tudo mesmo, mostrar revolta, xingar muto no twitter e gritar que é uma falta de sacanagem com lágrimas nos olhos, bem coisa de desesperados que não querem aceitar a derrota.

 A produção da Record chegou até mesmo a enviar à rival um questionamento que considerou pertinente: se ela pretende exibir uma novela cuja protagonista seja evangélica. Curiosamente, nenhuma mocinha de “Balacobaco”, “Máscaras”, “Caminhos do Coração” ou qualquer outra produção da emissora professou seu credo ardorosamente. Em resposta, a Globo afirmou que sua programação é laica, ou seja, não segue nenhuma religião.

Agora, só falta dizerem que a Globo os desrespeitou com essa afirmação, como é do feitio das Ovelhinhas do Senhor. Lembremos que para eles, respeito consiste no silêncio ou então em ter a mesma opinião deles. Se expuser uma opinião diferente ou se disser algo que eles discordam, levantam logo as vozes para insultar, alegar um suposto desrespeito ou qualquer outra coisa.

Querem um conselho? Sei que não querem, porque o único conselho que as Ovelhinhas do Senhor aceitam são os de um livrinho muito do fuleiro escrito na Era do Bronze, mas eu vou dar assim mesmo: olhem para seus próprios umbigos e analisem suas atitudes. Até agora, estão falando mal da Globo por fazer supostas apologias à homossexualidade e à umbanda. Não é essa atitude um belo exemplo daquilo que vocês tanto condenam? Estão ofendendo e desrespeitando os homossexuais e os seguidores das religiões africanas. É melhor ter cuidado...

A Constituição Brasileira prevê que o Estado seja laico. Não há crime em professar uma fé diferente seja ela católica, evangélica, espírita ou umbandista. Ao permitir que grupos como este que propôs o boicote ganhem voz, a Record acaba por estimular uma briga desnecessária e alimentar, ainda que não queira, discursos de ódio. Um episódio lamentável. Há que se ter cuidado e fazer melhor uso do bom jornalismo.

Fonte da matéria original:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leiam as Regras e entendam-nas antes de comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...