Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Troféu Nariz de Palhaço: Protógenes quer proibir a exibição do filme Ted

Quanto mais eu leio esse tipo de notícia, mais preocupado fico com o ponto em que a sanidade mental de alguns indivíduos está chegando. No caso desse Protógenes, ela desceu a níveis alarmantemente baixos.
A pior parte é que ele prefere soltar suas "pérolas" aos quatro ventos, "sem medo de ser ridículo feliz" e depois que é criticado pelos interneteiros, ainda tenta consertar a situação, o que causa seu afundamento ainda maior na lama.

Por essas e por outras, ele fez mais do que merecer nosso Troféu Nariz de Palhaço. Na verdade, ele implorou por isso. É sério, fazia muito tempo que eu não atribuía esse troféu com tanto gosto.

Reza a lenda que no dia 25 do mês de setembro do Ano de Nosso Senhor de 2012, o deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP), anunciou que iria xingar muito no Twitter porque achou muita falta de sacanagem acionar "meios legais" para impedir o filme Ted de continuar sendo exibido nos cinemas. Seu argumento é que o filme fazia apologia ao uso de drogas.




Ok, eu assiti o filme dois dias antes e realmente aparece tanto o urso como seu dono usando drogas. Ambos, além de fumar maconha ainda cheiram cocaína juntamente com o ator que fez o papel de Flash Gordon nos anos 80. E achei as cenas muito engraçadas, por sinal. E antes que eu me esqueça de dizer, o ursinho ainda fala palavrões a rodo, consome bebidas alcoólicas, transa com garotas de programa e arranja uma namorada humana.

E devo dizer que o filme é engraçadíssimo por tudo isso e mais outras coisas, como o fato de escrachar o politicamente correto. Quem não assistiu que assista. Diversão garantida.

Mas agora, pergunto: em que haver cenas de uso de drogas constitui uma apologia? Será que esse Protoburro Protógenes sabe o que é uma apologia? Por acaso ele foi estudar na doutrina jurídica o que significa a palavra "apologia" e em que sentido ela foi usada no Código Penal? E será que mesmo que o tivesse feito, ele teria a capacidade de entender? Posso estar enganado, mas acho que ele sequer se deu ao trabalho de estudar antes de soltar para o mundo sua diarréia mental. Se tivesse, não teríamos sido agraciados com tamanha estultice.

Vejamos aqui o que significa apologia, tirado do Dicionário Online:

apologia
Significado de Apologia 
s.f. Discurso ou escrito que defende, justifica, elogia uma pessoa ou coisa: fazer a apologia da reforma. 
Elogio, louvor, glorificação: fazer a apologia da virtude.

Desde quando, em nome do Monstro de Espaguete Voador, mostrar em um filme ou onde quer que seja cenas de pessoas (e ursinhos de pelúcia) usando drogas se transforma em um escrito ou discurso defendendo ou justificando esse ato? No filme, acontece até o contrário, eles mais se dão mal do que bem por usar drogas e fazer suas orgias. Assim, por essa lógica também não podemos dizer que justifica, elogia, louva ou glorifica.

Como eu sempre digo nesse tipo de caso, "quem pouco estuda, nada sabe" e de quebra, nos agracia com suas pérolas para podermos nos divertir a suas custas.

Mas a insanidade não para por aí. Se ser burro já é um desafio, para Protógenes, ser burro é uma arte. Ele próprio declara que foi com seu filho de 11 anos assistir ao filme. Espera aí. No próprio cartaz está que a indicação é para 16 anos. O que diabos esse imbecil foi fazer lá com seu filho de 11 anos?

Mais uma prova que para Protógenes o hábito de ler passa longe. Nem sequer a classificação indicativa do filme ele se deu ao trabalho de ler. E eu aqui esperando que ele fosse pesquisar o que significa apologia. Que otimista que eu sou.

Depois, Protógenes diz que irá "apurar responsabilidades" e cobrar explicações do Ministério da Justiça "a fim de impedir que o lixo do filme infantil-juventil 'Ted' seja exibido nacionalmente". De onde ele tirou que uma classificação 16 anos é infantil-juvenil? Não existem limites para a burrice desse cidadão?

E ele continua xingando muito no Twitter cacarejando, coisas como dizer que "O filme 'Ted' não esta apropriado para nenhuma faixa etária. Incentivar o consumo de drogas é crime, usando ainda ícones infantis", disse o deputado na rede social. "Não aceitamos mais esses enlatados culturais americanos no Brasil".

Desde quando fazer um filme de comédia em que personagens aparecem usando drogas incentiva o uso delas? Me corrijam se eu estiver errado, mas isso me lembra discursos de antigamente que diziam que um filme do Super Homem faria as crianças se jogarem da janela querendo voar ou o mais recente de que jogar RPG faria todos ficarem loucos e satanistas. Superficialismo pouco é bobagem.

Agora, se o Protoimbecil Protógenes mereceu nosso Nariz de Palhaço, houve outro que salvou o dia, como um "cavaleiro de armadura brilhante". Esse me encheu de orgulho, principalmente para dizer que é meu ex-professor. Falo do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Ele já rebateu a insanidade ao declarar que não existe mais censura no Brasil e por isso, não há hipótese de o governo suspender a exibição no país do filme “Ted.”

Segundo ele, “A censura é proibida no Brasil. Portanto não cabe ao Ministério da Justiça censurar nada”. A classificação indicativa de filmes e programas de televisão é feita por um órgão da Secretaria Nacional de Justiça, ligada ao ministério. Segundo Cardozo, qualquer pessoa que considere que a classificação deva ser alterada, pode entrar com representação, que será analisada pela pasta.

O ministro disse que não assistiu ao filme e, questionado se considerava necessário elevar a faixa etária de “Ted”, respondeu que a classificação foi feita com base em critérios técnicos e, a princípio, “ela é acertada”.
Esse sim, tenho orgulho de chamar de mestre. Gente como ele é que me faz voltar a ter fé na humanidade e ter certeza que ainda existe vida inteligente em nossa sociedade e que jamais apedeutas como Protógenes e outros que vivo citando em minhas postagens conseguirão levar avante suas burrices inominadas.

E agora com a palavra, o que o Ted tem a dizer:


Sou obrigado a concordar que o Ted tem toda a razão. Consideremos que é ano eleitoral e os políticos fazem qualquer coisa para aparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leiam as Regras e entendam-nas antes de comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...