Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Suicide Mouse: Desenho Demoníaco da Disney. Será?

Olá de novo, caros leitores. Saudações do Árabe Doido. hoje, o que tenho para compartilhar é algo como uma volta às origens deste blog, ainda na época em que era um portal. Mas como nem tudo é da forma que queremos...

Trata-se de um vídeo atribuído à Disney e de quebra, vem acompanhado de uma história que envolve mortes e outros elementos típicos de lendas urbanas. Ele é chamado de Suicide Mouse, talvez como alusão ao executivo que se matou após assisti-lo.

Vamos fazer juntos uma análise dele e tentar ver alguns aspectos que sinceramente achei pouquíssimo convincentes e por que o vídeo não convenceu este Árabe. Até o achei meio que "datado", mas explicarei isso mais adiante.

Primeiramente, vejamos o texto que geralmente acompanha o vídeo. Conforme reza a lenda:

Um funcionário da Disney teria visto o video completo fazendo anotações para Leonard Maltin e após ver o video, saiu da sala e após dizer 7 vezes “o verdadeiro sofrimento não é conhecido”, pegou a arma de um segurança e atirou em sua própia cabeça.

O nome desse funcionário não é citado, nem mesmo uma data para que possamos procurar por mais detalhes em sites de notícias ou buscar por outros tipos de confirmações. Tudo com que ficamos é a palavra do autor da mensagem.

Não sei quanto aos leitores, mas para o Árabe Doido, isso é muito pouco. Seriam necessários mais detalhes e uma confirmação vinda de uma fonte independente. Claro que a mensagem também dá a entender que houve uma conspiração da própria Disney para acobertar esse fato e para recolher todas as cópias.

A continuação todos já sabem. Ela diz que um funcionário conseguiu fazer uma cópia e salvá-la da destruição. E agora, somos agraciados com ela...

Mas continuando com o texto, no final do vídeo aparece um trecho escrito no alfabeto cirílico. Não entendo russo, mas pelo que pude ler em alguns sites, a tradução seria:

as visões do inferno conduzem os telespectadores até ele.

Aqui, não entendo por que Walt Disney faria um desenho com uma mensagem escrita em russo. Mas tudo bem, vamos em frente com a análise. Caso alguém consiga imaginar um motivo, ficaria feliz em saber.

Abaixo, vai o famigerado vídeo. Particularmente, não senti medo. Apenas um grande desconforto em razão de o vídeo ser extremamente chato e sinceramente, a arte dele é muito tosca.


Pessoalmente, como conhecedor dos desenhos antigos de Walt Disney e de sua mania pela perfeição e cuidado com os detalhes, duvido muito que tenha sido ele a fazer isso. Iria mais longe em dizer que afirmar que é ele o autor, chega a ser um desrespeito à memória desse gênio.

O vídeo:

O início é um incômodo cenário do Mickey Mouse caminhando cabisbaixo no que parece ser uma rua com prédios atrás. Percebam que são sempre os mesmos seis prédios que passam em loop.

A animação do Mickey é um outro loop, assim como o piano que toca ao fundo. Sabe-se que nos anos 30, quando parece ter sido feito esse desenho, era comum reaproveitar as imagens para ganhar tempo e economizar trabalho nas animações. Lembremos que cada quadro de um desenho animado tinha que ser desenhado e pintado à mão. Mas mesmo nos primeiros desenhos do Mickey, não acontecia o exagero que temos aí nesse vídeo.

Quando chegamos a 1 minuto e 50, depois de o piano virar um chiado incômodo, a tela fica preta e fica um barulho que parece algo como uma máquina funcionando. isso dura até 2 minutos e 40 segundos. O vídeo que coloquei aqui tem uma mensagem que diz que no original, isso se estende até o sexto minuto.

Depois que a cena volta, já não há mais um piano, mas sim um som que lembra gritos. Estes vão se intensificando, o cenário depois vai se distorcendo até que aos 4 minutos os prédios viram um borrão e o nosso Mickey fica com a cara embaçada. Também começam a aparecer a partir daí uns lampejos brancos. Alguns são apenas telas brancas mesmo, mas outros, pelo que pude ver, têm vultos que lembram pessoas. Tudo para criar um clima bem sinistro.

Depois, após 4 minutos e 30 segundos, começam a aparecer coisas que parecem ser vultos por trás da imagem do desenho. e com 5 minutos de vídeo, a tela começa a tremular como se fosse uma bandeira ao vento. Os lampejos brancos continuam a aparecer.

Com 5 minutos e 20 segundos, acontece o que considero o ápice do vídeo. Aparece algo em um colorido distorcido por trás que para mim lembra primeiro uma espécie de corredor ou uma paisagem de um lugar demoníaco. Depois, uma forma distorcida que se mexe. Ele em si é estática, mas parece "saltitar" de um lado para outro.

Após tudo, quando chegamos aos 6 minutos e 19 segundos, reaparece o Mickey, mas em close e ainda sem cara. A múcica que parece ser de piano volta mais sinistra e o cenário continua distorcido. Imagino se a intenção foi de que parecesse fogo.

Então, vem a tal mensagem escrita em russo, aos 6 minutos e 45 segundos. Depois, aos 7 minutos, temos o "gran finale", algo que parece ser uma porta aberta e um vulto que parece ser de um homem usando um sobretudo (ou uma mulher de vestido) aparece e quando vai fechar a porta, o vídeo acaba.
DIzem as lendas que o vídeo completo ainda continuava, mas que como foi a última cena que fez o tal funcionário sem nome se matar, ela foi cortada. Tentei, mas não consegui achar essa "cena perdida". Novamente temos somente a palavra deles.

Conclusões:

A primeira coisa que chamou a atenção foram os detalhes do Mickey. Até os desenhos mais antigos de Walt Disney eram muito mais detalhados e tanto o desenho como a animação eram mais caprichados. Temos aí pérolas da animação como "Steamboat Willie" para provar isso.

Outro detalhe que chamou a atenção foi a cor do calção do Mickey. Ele é meio cinzento e o aspecto geral do personagem destoa com o original, que tinha mais cara de rato adulto, ao contrário do moderno que é mais humanizado e com cara de filhote.

A cor do calção me chamou a atenção porque fui rever um desenho da época e percebi que ele era branco. Falamos de um tempo em que o desenho era preto e branco. Um calção cinza em um personagem com o corpo preto não se destacaria. Somente anos depois, com o technicolor que o calção do famoso personagem ficou vermelho.

Daí vem minha primeira desconfiança de que estejamos diante de uma montagem. Pode ser que o autor desse vídeo tenha conseguido uma sequência mais moderna do Mickey colorido, montou a animação da caminhada e depois converteu para preto e branco. Por isso digo que o vídeo como um todo parece meio que "datado". Vejam abaixo uma foto que ilustra isso.


Caso alguém discorde desse detalhe, sinta-se à vontade para comentar. O objetivo aqui é tentar chegar a uma interpretação correta do vídeo. Para mim, a versão do Mickey que foi usada parece meio fora de sua época.

Mas ainda há um outro detalhe que contribui para que o vídeo pareça ainda mais "datado". Lembram quando a cara (ou rosto, se preferirem) fica meio que embaçado? Isso não lembra nada mais moderno? Pensem um pouco antes de ir para o próximo parágrafo.

Me refiro ao filme "O Chamado". Não consegui uma foto boa, mas quem assistiu vai lembrar que um dos efeitos colaterais de quem assistia a um determinado vídeo era ficar com o rosto embaçado quando aparecia em uma filmagem ou fotografia. Mais um elemento que ao menos denunciaria a procedência moderna do vídeo em estudo.

Lógico que mesmo sem ter visto o filme, alguém nos anos 30 poderia ter criado esse elemento, mas me pareceu sintomático. Fora que na sequência final do vídeo, quando o Mickey aparece maior, me pareceu que o embaçamento de sua cara era um efeito "blur" típico do Photoshop ou outro programa mais moderno e não algo feito artesanalmente, como se fazia naquela época. Eu esperaria algo mais parecido com tinta borrada e não um "blur" com os pixels tão aparentes.

Ainda nesse ponto, as próprias distorções no cenário, a tremulação e tudo também me pareceram filtros de programas de edição de imagem e vídeo, como o já mencionado Photoshop, o Premiere e outros. Creio que o aspecto seria bem diferente se fossem desenhados à mão.

Para encerrar o assunto da datação, as imagens brancas com vultos que aparecem também me pareceram meio que anacrônicas para a alegada época. Essa mania de mensagens piscando na tela para gerar mensagens subliminares me parece ser coisa mais dos dias de hoje.

Os detalhes são tudo e os desse vídeo depõem contra sua autenticidade.

As formas que aparecem por trás do desenho também incomodam. Parece coisa moderna demais para aquela época. A não ser que a intenção inicial fosse dizer que o vídeo foi filmado com uma câmera portátil ou um celular enquanto era exibido. Ou então uma dupla exposição.

Os sons então nem se fala. A música do piano é estranha, assim como os gritos e as falas. Para mim, fica uma impressão de serem digitais demais. Sim, naquela época já havia efeitos de distorção digital para os sons. Mas algo desse nível me parece mais algo feito às pressas, retirado de um site de efeitos especiais. Mas nesse caso, é uma opinião pessoal.

Voltando um pouco ao assunto da animação, me chamaram a atenção algumas coisas ainda no Mickey.

A primeira é a aminação de seu caminhar. Não me pareceu que fosse uma animação dele andando. Ele parece mais estar dançando ou sapateando. Em tererminado momento, percebi um detalhe nos pés do personagem que me deixou intrigado. Vejam esta figura:


Percebam a mancha branca embaixo dos pés dele. Me pareceu que a imagem era parte de uma outra maior e foi recortada errado. Um detalhe que "passou batido" pelo autor da animação. Nada impede que tenha sido o próprio Walt Disney, mas não me parece algo do feitio de alguém tão perfeccionista.

Fora que na última sequência, quando Mickey aparece em close, fica mais evidente ainda o problema da animação. Seu braço parece "pular" para baixo em determinado quadro. Falta aquela suavidade de movimentos típica da Disney.

Para terminar, tentem olhar no início do vídeo os pés do personagem e vão dando pausa para que fique quadro a quadro. Ou então usem um programa para fazê-lo. A mim pareceu que em determinado momento, os pés simplesmente mudam de lado. O pé que estava em primeiro plano passa para trás do outro e a caminhada continua.

Enfim, parece ter sido um desenho feito às pressas, ou então o trabalho de um amador. Qual é a opinião de vocês?

Atualização: O site SequelaNet parece ter decifrado de onde esse vídeo saiu. Ao que parece, é mesmo um fake, conforme desconfiávamos.

Atualização 2: Um comentário me chamou a tenção quando o artigo estava no site antigo. O autor alerta para mais um detalhe, o de que "a textura das paredes, parace que foi renderizada em 3d ( não esse 3d de agora) mais um 3d de jogos". Não havia notado esse detalhe, mas revendo o vídeo realmente parece uma tela de videogame.

9 comentários:

  1. " E agora, somos agraciados com ela..." uuhahuauhahuhuahuahuauhauhauh.
    È um trote mesmo,se espalhou pela internet,poderia fazer uma montagem com qualquer desenho,ainda o som sinistro com o clida de supostamente ser demoniaco....enfim a gente enxerga o que quer,os mais fracos podem cair.lembro de um video que um suposto ET numa autopsia,um cara sematou por causa dele.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião é que independentemente de por quem tenha sido feito, seja por por uma amoador ou por Disney, vc nota a natureza maligna do filme. Tudo nele é destocido e caotico, creio que quem o tenha feito quis passar a ideia de desordem e de uma grande angustia. Dudo nele convida ao sombrio, são como o proprio video diz em russo "as visões do inferno) o filme parece reunir uma sequencia hipnotia alem de mensagens ocultas que levam o telespectador como o proprio video também afirma a uma visitinha no Inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo esse video pode causar ipnotisia e loucura pois [e muita coisa para cabe;a de uma crian;a

      Excluir
  3. eu acho que td que eles falaram [e realmente verdadeiro acompanhei em todos os desenhos da disney 'n devemos deixar as crian;as verem esses filmes demoniacos e pornograficos que a disney a no ar sou total mente contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa teoria, mas seria bom desenvolver mais essa teoria. Eu pelo menos já assisti muitos desenhos animados da Disney e a meu ver não encontrei nada de pornográfico.

      Façamos assim: fico no aguardo de um texto seu demonstrando a pornografia que consta nos desenhos da Disney. Dependendo da qualidade e se realmente as colocações forem boas, incluo aqui no blog.

      Excluir
  4. sou contra esses desenhos satanicos da disney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que os desenhos da Disney têm de satânicos, posso saber?Faça um bom texto e mande para meu e-mail. É só clicar no Jaiminho.

      Excluir
  5. os desenhos da disney sao realmente satanicos agora eu sei obrigado arabe doido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de coisa está começando a me irritar de verdade. Você já está prestes a ganhar o Troféu Nariz de Palhaço.

      Acho que vou é cortar essa coisa de permitir comentários anônimos.

      Excluir

Leiam as Regras e entendam-nas antes de comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...