Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O mito de Nibiru e o fim do mundo

Esta é a republicação de uma das postagens mais populares do antigo site. Boa releitura a todos.

O mito de Nibiru e o fim do mundo
Tradução: Omar Saiyd, o Árabe Doido.
DAVID MORRISON
Um cientista tenta desmentir a desinformação na Internet acerca dos argumentos de um suposto planeta e uma catástrofe iminente, se deparando com crédulos inconformados, desconhecimento científico e teorias da conspiração em seu caminho.

David Morrison é o Cientista Sênior do Instituto de Astrobiologia da NASA onde, entre outras coisas, responde a perguntas do público no site, na seção “Pergunte a um Astrobiólogo”. Um colega do “Committee for Skeptical Inquiry” e autor de diversos livros e artigos, Morrison é um ganhador da Medalha Carl Sagan, da American Astronomical Society devido a suas contribuições para a popularização da ciência.


Os leitores da Skeptical Inquirer podem não estar conscientes de que um planeta assassino numa órbita de 3.600 anos está prestes a entrar no sistema solar interior e desencadear uma catástrofe sobre a Terra. Esse perigoso planeta foi descoberto pelos antigos mesopotâmicos, que o chamaram de Nibiru. Ele era conhecido pelos Maias, que o associaram com o fim – dezembro de 2012 – de seu calendário mais longo. Embora os astrônomos e os cientistas espaciais estejam rastreando Nibiru, esta informação está sendo ocultada do público como parte de uma cospiração mundial. Contudo, esse silêncio oficial não pode ser mantido por muito mais tempo, uma vez que em 2009 Nibiru será visível a olho nu a partir do hemisfério sul e o eixo terrestre já está balançando, alterando a duração do dia sob sua influência. Como um aficcionado recentemente me escreveu:

Por que você está mentindo? Ele está vindo e todo mundo já sabe disso.

Fui apresentado a essa teoria da conspiração em dezembro de 2007, quando comecei a receber perguntas sobre Nibiru enviadas à seção “Pergunte a um Astrobiólogo”, no site da NASA (http://astrobiology.nasa.gov/ask-an-astrobiologist). Normamente, eu recebo cerca de uma dúzia de perguntas do público, geralmente sobre vida no universo, mas às vezes as pessoas uncluem UFOs e visitas de alienígenas. Nibiru pareceu ser diferente, uma vez que se proclamava ser um planeta que estava sendo vigiado pelos astrônomos, mas era ocultado do público. Sabendo que os astrônomos no mundo, tanto amadores como profissionais, são um grupo dotado de um espírito livre que não conseguiria guardar um segredo, ainda que recebessem ordens para isso, assumi que Nibiru era o tipo de rumor de internet que rapidamente seria esquecido.

No entanto, também me lembrei que Nibiru chegou a ser proeminente entre conspiracionistas em 2003, quando houve um rumor similar sobre a destruição de nossa civilização. A origem dessa informação foi um aviso específico que dizia-se ter sido enviado para o povo da Terra por uma civilização alienígena avançada em um planeta que orbitava a estrela Zeta Reticuli. Uma mulher chamada Nancy Lieder afirmou ter canalizado essa informação vinda dos Zetanos, os quais avisaram que um cataclisma global atingiria a Terra em maio de 2003. Phil Plait descreveu essa situação com detalhes sem seu site “Bad Astronomy” (http://www.badastronomy.com/bad/misc/planetx/). Quando chegou a hora, maio de 2003 passou sem inversão dos pólos ou qualquer outro cataclisma, imaginei que isso encerraria o interesse por Nibiru. Porém, aí está ele novamente, a mesma história reciclada com a data de fim de mundo resetada para dezembro de 2012.

Nos seis meses que se passaram desde que mencionei Nibiru pela primeira vez em meu web site, esse assunto por pouco não tomou conta do “Pergunte a um astrobiólogo”. Eu agora recebo pelo menos uma pergunta por dia, indo do mais angustiado (“Eu não consigo dormir; estou muito assustado; eu não quero morrer”) ao abusivo (“Por que vocês estão mentindo; vocês estão colocando minha família em risco; se a NASA nega isso, então deve ser a verdade”).

Este artigo é baseado em mais de cem perguntas submetidas nos primeiros quatro meses de 2008, sendo que apenas algumas delas foram respondidas online. Com exceção de algumas que foram resumidas, tentei manter os textos originais das perguntas.

Primeiras perguntas: a diferença entre Nibiru, Planeta X e Eris

Ainda que o nome do deus sumério Nibiru seja o mais usado para designar o objeto, descobri rapidamente que alguns sites também o estão chamando Planeta X ou Eris. Planeta X é um termo genérico utilizado por astrônomos no decorrer do século passado para quaisquer planetas desconhecidos ou teorizados além de Plutão. Eris é um planeta anão recém descoberto, um pouco maior que Plutão mas muito mais distante. Ao descobrir isso, alguns alegaram que a NASA havia encontrado Nibiru ou então que Eris iria passar perto da Terra em 2012.

P: Eu estava no site da NASA e fiz uma busca por Planeta Nibiru. Encontrei informação de que no momento existe um planeta além de Plutão e ele está sendo chamado de Nibiru. Alguns disseram que o Planeta Nibiru não existia mas agora nós sabemos que ele existe! Não há muitas respostas diretas sobre esse assunto, então eu não espero obter toda a verdade. Mas aqui vou eu. Existe ALGUMA chance de uma aproximação de Niburu em 2012? E se houver, por que o público não pode ter o direito de saber, de modo que possamos nos preparar?

R: Eu realmente sinto muito se o site da NASA confundiu você. Fiz uma checagem e não há nenhuma menção sobre Nibiru, a não ser por informações recentes de que ele não existe de que ele é apenas um boato. O web site inclui uma notícia de 2005 sobre a descoberta de um dos planetas anões transnetunianos, 2003UB313. Subsequentemente foi dado a UB313 o nome Eris e existe bastante informação sobre Eris na web, incluindo um bom artigo na Wikipedia. Mas isso não tem nada a ver com Nibiru. Nibiru é um boato, ligado a um culto religioso e nada tem a ver com ciência.

P: Como vocês podem chamar Nibiru de boato quando seu próprio IRAS o detectou e vocês lançaram uma nota à imprensa em 1982, a qual figurou nos oito maiores jornais?

R: Ao olhar esse tipo de coisa, você precisa ler além do primeiro parágrafo, uma vez que novos dados estão sempre chegando em ciência. O IRAS (o primeiro satélite de pesquisa infravermelho, o qual foi posto no espaço mais de 20 anos atrás) catalogou mais de 350.000 fontes de infravermelho e inicialmente, muitas delas permaneceram não identificadas (o que era o objetivo, claro, de se fazer esse tipo de pesquisa). Todas essas observações foram seguidas de seus subsequentes estudos com telescópios mais potentes, tanto em terra como no espaço. O rumor sobre um “décimo planeta” veio à tona em 1984 quando um artigo científico foi publicado na “Astrophysical Journal Letters”, entitulado “Unidentified point sources in the IRAS minisurvey,” o qual discutia várias fontes de infravermelho como sendo “sem contrapartes”. Mas esses “objetos misteriosos” foram mais tarde identificados como sendo galáxias distantes. A questão é que Nibiru é um mito, sem quaisquer bases de fato. Para um astrônomo, clamores persistentes sobre um planeta que se encontra nos arredores, mas que é invisível não passam de bobagens.

P: Estive lendo as perguntas e respostas sobre Nibiru. Estou feliz por você dizer que ele não existe. Entretanto, Eris existe e vejo que estão para chamá-lo Xena . . . planeta X. Neste site, quando vocês escrevem sonbre Nibiru, aparece Eris e deixam claro que ele é o 10º planeta. Por acaso Eris fará uma aproximação, uma vez que ele é considerado como sendo O Décimo? Eris está vindo em nossa direção? Seria possível que sejamos tirados do eixo? Estão realmente Plutão e os outros planetas ligeiramente fora de suas órbitas porque esse planeta está supostamente vindo em nossa direção? Por que dizem que o tempo está se acelerando por causa do pulso magnético que esse planeta está criando? É verdade que há somente 16 horas em um dia agora porque o tempo está passando mais rápido? Isso é possível? Por que os dias parecem tão menores? Estou assustado com toda essa coisa de 2012. Eris parece estar na posição que todos dizem estar Nibiru e tem o mesmo tamanho. Talvez estejamos fazendo a pergunta errada. Talvez devêssemos estar perguntando sobre Eris e não sobre Nibiru. Obrigado pela atenção. Estou morrendo de medo.

R: Não existem bases factuais para as muitas histórias sobre Nibiru. Essa conversa na internet começou com a alegação de Nancy Lieder de que ela foi alertada sobre esse planeta por alienígenas originários da estrela Zeta Reticuli. Na ausência de informações reais, no entanto, as pessoas começaram a especular e incrementar essa história fictícia. Um desses incrementos é ligar Nibiru ao “Planeta X”, um termo usado durante muitos anos por astrônomos para se referirem a qualquer planeta desconhecido que possa existir além de Plutão. Longe de se tratar de um objeto real, esse termo indica um objeto não descoberto ou desconhecido (por isso é chamado “X”). Outra associação falsa é quanto a Eris, o maior dos planetas anões recentemente descoberto além de Netuno, designado 2003 UB313 quando foi descoberto em 2003. Antes de Eris receber seu nome formal, seu descobridor, Mike Brown da Caltech, informalmente se referiu a ele como Xena, uma brincadeira com a palavra “Planeta X”. O nome Eris foi oficialmente adotado Pela União Astronômica Mundial em 2006. Entretanto, não tem nada a ver com Nibiru. Nibiru é um suposto grande planeta numa órbita extremamente elíptica com um período de 3.600 anos, o qual chegará ao sistema solar interior e interceptará a Terra em 2003 (a afirmação inicial) ou 2012 (a afirmação atual). Eris é um planeta anão (menor que a Lua) com um período de 557 anos, atualmente muito além de Netuno ou Plutão, a uma distância de cerca de 10 bilhões de milhas. Sua órbita jamais o trará para o sistema solar interior; o mais próximo que ele chegará, por volta de 2255, é 4 bilhões de milhas. Eris não bate com o objeto fictício Nibiru em distância, órbita, tamanho ou qualquer outra propriedade e ele não põe a Terra em risco, seja de que forma for. Os outros itens que você menciona da internet são falsos. Nem Plutão nem nenhum outro objeto transnetuniano está desviado de seu caminho original. O tempo não está acelerando e os dias não estão mais curtos. Você sabe tão bem quanto eu que ainda estão aí as costumeiras 24 horas do dia, não 16! Por favor, não fique assustado; toda essa história sobre Nibiru, assim como qualquer especulação sobre Eris ameaçando a Terra, são boatos e nada mais.
Tentando Conter o Tópico

No início de fevereiro, eu juntei várias perguntas similares na esperança de que pudesse deixar esse tópico de lado e voltar a escrever sobre ciência de verdade.
P: Perguntas secentes sobre Nibiru: (1) Eu encontrei bastante material sobre esse planeta.Planeta X ou Nibiru. Se algo que eles dizem [for] possível como orbitar o Sol em sentido horário e também foi dito que sua órbita fica para além de Plutão. Também há alegações de que ele tem uma órbita de 3.600 anos e que [ele] supostamente retornará num futuro próximo. Afinal, isso é possível? Isso soa esquisito para mim, mas existem umas supostas fotos dele. Eu gostaria de alguma informação, por favor.

(2) Nibiru existe e eu posso prová-lo. Nibiru está no Velho Testamento Êxodo 6:4. E vocês estão observando Nibiru a partir de um laboratório no Pólo Sul. Eu também tenho imagens de telescópio de Nibiru. E as pessoas do hemisfério sul podem ver Nibiru durante o dia. Isto é prova suficiente para você?

(3) Muitos sinais dizem que algo está lá fora se aproximando e por que Nibiru / Planeta X não pode ser verdade? Por que construir um telescópio no pólo sul e fotos e isso de uma estrela anã avermelhada se movendo rapidamente em 1983 ela estava a 50 bilhões de milhas e 10 anos depois ela está muito mais perto ela está escondida atrás do Sol/ Eu sei que vocês não querem causar um pânico mundial.

(4) Eu vi que vocês disseram que Nibiru é um boato. Minha pergunta é por que alguém permitiria a população americana sebar de tal catástrofe? Não é a função dos governos manter a população calma?

(5) Do que é esta foto? http://www.greatdreams.com/nibiru-possible.jpg Dizem que é Nibiru, mas como vocês dizem, Nibiru é uma farsa. Então do que é essa foto?

R: Espero que este seja meu último comentário sobre o boato de Nibiru, mas questões como essas cinco que citei acima continuam chegando. A maioria das informações na internet sobre Nibiru são falsas. A Wikipedia está correta quando diz que “Nibiru é um nome na língua suméria, astrologia da Babilônia associado com o deus Marduk, geralmente aceito como referência ao planeta Júpiter”. O resto é boato, incluindo tudo aquilo que o questionador #1 encontrou na internet. Perguntas #2 e #3 mencionam o observatório astronômico no pólo norte, mas posso garantir que que os astrônomos não estão olhando Nibiru. A Antártida é um ótimo lugar para observações astronômicas de infravermelho e tem a vantagem de que os objetos podem ser observados continuamente sem a interferência dos ciclos de dia e noite. Os questionadores #3 e #4 parecem pensar que o governo esconderia informação sobre Nibiru e a catástrofe que ocorreria dentro de alguns anos, mas não consigo imaginar por quê. Minha experiência, de fato, é de que alguns setores do governo fazem exatamente o contrário, como nas frequentes referências a vários atos terroristas. Em todo caso, o trabalho dos cientistas da NASA é descobrir e contar a verdade! Finalmente, a pergunta #5 me pede para identificar duas fotos. Posso presumir que se tratam de uma nuvem de gás se expandindo (nebula) ejetada por uma estrela em idade avançada. Elas estão obviamente muito distantes, pois pode-se ver estrelas sobrepostas à nebula (um leitor mais observador identificou essas fotos como sendo uma concha de gás em expansão em volta da estrela V838 Mon).
As Perguntas se Tornam Nervosas e Ameaçadoras

Ao ter chamado Nibiru de farsa no web site da NASA, me abri para uma série crescente de e-mails abusivos (aos quais não respondi). Aqui está um exemplo:
P: Eu não posso acreditar nisso! Você ainda tem a coragem de mentir para o mundo inteiro sobre o Planeta X Nibiru, Como você ousa fazer isso e ainda denominar a si próprio como um Cientista Senior, tenha vergonha, as pessoas precisam continuar a bater em sua porta até que você desista e comece a jogar limpo.

P: Desculpe, mas você diz que Nibiru é uma farsa? Ele não existe? Então talvez o povo sumério não tenha existido também! Nibiru existe e é o novo planeta descoberto em 2005 do tamanho de Plutão. Ele foi mencionado há séculos na Civilização Suméria. Placas de pedra com o planeta foram encontradas! Pode-se dizer que a órbita gigante desse planeta passa entre o Sol e a Terra e faz com que ocorram as Eras Glaciais. Eu digo os fatos! Como a ciência costuma fazer! Então, como você pode dizer que ele é um boato???

P: Eu esperava encontrar uma resposta honesta e não uma mentira. Eu queria saber mais sobre Nibiru. Você não contaria a verdade para mim aqui, contaria? Me falaram que em maio de 2009 ele será visto por qualquer pessoa, isso é verdade? Eu não vou ter consideração por alguém que pôe minha família em risco só porque vocês querem manter um segredo.

P: A questão não é por que você está mentindo para as pessoas sobre a existência de Nibiru, a questão é se você acha que será poupado quando seus efeitos começarem.

P: Por que nós (a população) não somos informados de uma possível catástrofe, especialmente uma dessa magnitude para poder tomar providências. Eu realmente não espero a verdade de vocês.

P: Bem, se vocês estão observando Eris e sua trajetória, por que não nos contam que ele está vindo para entre o Sol e a Terra? Onde está em sua página a verdadeira trajetória que causará a perturbação nos harmoniosos corpos do sistema solar? Se não há nada com que nos preocuparmos, então por que vocês não nos falam sobre essa trajetória? Por que vocês não têm pessoas trabalhando em parceria para observar e rastrear e falar ativamente sobre esse gigantesco novo planeta que está vindo? Por que vocês fazem tanto silêncio sobre essa nova descoberta? Seu comportamento é suspeito e suas ações logo serão descobertas. Portanto, sugiro uma revelação total.

P: De fato eu sei que Nibiru é um planeta que os Sumérios conheciam. Nós descobrimos Plutão em 1930 mas os Sumérios sabiam que ele existia no ano 4500 a.C. A Voyager 2 fez os primeiros close-ups de Netuno e Urano em 1986 e vimos de perto como os planetas são. Os Sumérios em 4500 a.C. já sabiam disso. Como pde acontecer de a informação ser tão acurada e a NASA com toda sua tecnologia não conseguir encontrar Nibiru? Por acaso a NASA está escondendo esse planeta de nós?

P: Por que vocês continuam dizendo que isso é um boato? Que coisa é essa de que em 1983 o corpo celeste que vocês encontraram e depois esconderam dizendo que não era nada? Por que isso de que agora mais perto de 2012, vemos aumentar a atividade vulcânica, tsunamis, enchentes, secas e tudo mais? Isso não é do aquecimento global! Essa atividade está ocorrendo nos outros planetas também.

P: Eu acredito que a NASA está tentando encobrir a chegada do Planeta X ou Nibiru no ano de 2012. Isso acontece porque este mundo está populoso demais e alguns de nós precisam morrer? Por que a NASA é tão estúpida com relação a isso?

P: Por que vocês preferem morrer ao invés de alertar as pessoas e prepará-las para esse tipo de coisa?!

P: Não se faça de estúpido comigo porque você obviamente não vai responder minha pergunta com a verdade. Não que isso seja sua culpa, mas sim do governo e dos poderes mais altos.

P: Eu entendo que você não queira perder seu emprego. Também conheço sua resposta sobre Nibiru. Você, a NASA o governo dos EUA e quem quer que seja mais irão negar até que seja inegável. A huimanidade está prestes a desaparecer e nada vai mudar a verdade. Espero que você não precise mais viver com essa verdade sobre seus ombros.

P: Todos sabem que o Planeta X e Nibiru existem, quando é que a NASA e o governo vão jogar limpo e parar de mentir descaradamente para o povo americano. As pessoas têm o direito de sobreviver a essa calamidade. Não importa o que digamos, a NASA continua sem uma resposta clara.
As Perguntas Continuam a Vir

A seguir, algumas das perguntas que chegaram entre março e abril, as quais eu (talvez ingenuamente) continuei a responder. Elas incluem algumas novas besteiras, como a de que o Sol estaré no centro da galáxi aem 2012 e que isso causaria uma “inversão dos pólos” e outras catástrofes cósmicas.
P: Já que Nibviru é uma farsa, então o que são as imagens infravermelhas do alegado Nibiru??? E eu também ouvi falar que a NASA o viu por meio do IRAS e que isso foi reportad… Por que a NASA nega tudo isso ao invés de nostrar ao público para que ele (caso Nibiru seja mesmo uma farsa) não tome medidas drásticas, como a que minha família estava planejando tomar. Eu preciso de mais provas de que Nibiru é uma farsa porque o governo e a NASA estão escondendo muito de nós para que possamos fazer um julgamento preciso de tudo. . .

R: Realmente eu sinto muito por você ter levado a farsa de Nibiru a sério e que esse boato tenha gerado problemas em sua família. Todas essas coisas sobre Nibiru são pura ficção, sem nenhuma base em fatos. Especificamente (1) Não há nenhuma imagem de infravermelho de Nibiru. (2) IRAS (o Satélite Astronômico de Infravermelho, que fez uma pesquisa do céu durante 10 meses em 1983) descobriu diversas fontes de infravermelho, mas nenhuma delas era Nibiru ou Planeta X ou qualquer outro objeto no sistema solar exterior. (3) Os cientistas da NASA falam a verdade. Não há razão para que não o façamos e além do mais, dizer a verdade é um valor fundamental na pesquisa científica. (4) Não faz sentido nos pedir para provar que Nibiru é uma farsa. Seu pedido deveria ser para os proponentes de Nibiru para provarem que o que eles dizem é verdadeiro, não para a NASA provar que é falso. O ônus da prova recai sobre aqueles que fazem a alegação. Lembre-se da sempre citada frase de Carl Sagan, de que alegações extraordinárias demandam níveis extraordinários de evidência para que sejam convincentes.

P: Eu entendo que você diga que Nibiru é uma farsa mas neste website http://www.detailshere.com/niburu.htm eles têm uma foto real de Nibiru.

R: O website que você mandou é realmente divertido. Por exemplo, dizem que o eixo da Terra foi deslocado e que o Sol mudou seu lugar no céu; qualquer um que tenha olhos pode dizer que isso não é verdade. Ou então o comentério de que estão sendo construídos observatórios no pólo sul para observar Nibiru. Não há uma possível configuração celeste tal que possa ser vista somente da Antártida e não que não seja também visível por todo o hemisfério sul. E eles perguntam por que não são construídos observatórios no Pólo Norte. Da última vez que olhei, o Pólo Norte estava no meio do Oceano Ártico. Não parece ser o tipo de lugar ideal para se construir um observatório. Fiquei também confuso pela alegação de que Nibiru permaneceu escondido atrás do Sol durante anos. A impossibilidade de tal órbita ficou bem clara desde que Johannes Kepler publicou suas duas primeiras leis dos movimentos planetários em 1609. No entanto, obrigado pelas boas risadas.

P: Quando os planetas se alinharem em 2012 e o planeta Terra estiver no centro da via láctea, quais serão os efeitos disso no planeta Terra?

R: Não haverá nenhum alinhamento planetário em 2012 ou em qualquer outra data nas próximas décadas. Quanto à Terra ficar no centro da Via Láctea, não sei o que essa frase quer dizer. Se você se refere à Galáxia Via Láctea, estamos longe do centro dessa galáxia espiral , coisa de 30.000 anos luz de distância.

P: Estive pensando sobre o que seriam as conclusões sobre a possibilidade de uma inversão dos pólos e se isso acontecer, como ficariam esses efeitos em nossas vidas.

R: Bem poucos têm me perguntado sobre o perigo de uma inversão dos pólos e eu devo confessar que eu não sei o que vocês querem dizer com esse termo. “Inversão dos pólos” parece ter se tornado lugar-comum em websites que promovem idéias catastróficas e várias teorias da conspiração. E essa frase passa de um blog para outro sem ser sequer definida. Se isso se refere a uma mudança repentina na posição do pólo (ou seja, o eixo de rotação da Terra), então isso é impossível. Não há por que se especular sobre as consequências de algo que nunca aconteceu e que nunca vai acontecer. Antes de os cientistas descobrirem as placas tectônicas e seu comportamento (cerca de 60 anos atrás), havia alguma especulação sobre uma inversão dos pólos ter sido um dos envolvidos para transformar a Antártida de um lugar de clima quente para um de clima frio, mas agora sabemos que foi o continente antártico que se moveu, não o pólo de rotação. As mudanças pequenas e graduais que ocorrem na posição dos pólos são respostas da Terra a mudanças na distribuição da massa na superfície, devido por exemplo a um gongelamento ou um derretimento de uma grande massa. O ponto é que não existe a possibilidade de uma “inversão dos pólos” e nenhum perigo a ela associado.

P: Como você consegue dizer que uma inversão dos pólos é impossível? A história geológica mostra repetidas inversões no campo magnético da Terra.

R: Obrigado por esclerecer a ambiguidade concernente ao termo “inversão dos pólos”. Conforme escrevi em minha resposta anterior, tudo que já vi prevendo destruição através de uma alegada inversão dos pólos diz respeito aos pólos rotacionais da Terra. Não existe a possibilidade que esses pólos rotacionais venham a se mover em um grau muito significativo. Já os pólos magnéticos são algo diferente; eles regularmente mudam de lugar e como você notou, a polaridade dos pólos magnéticos da Terra se inverte a cada cerca de um milhão de anos (em média). Esta inversão magnética parece ser gerada internamente e não ser influenciada por eventos externos. Não há indicação de que isso venha a ocorrer nos próximos anos, mas atendo-me ao ponto, uma inversão magnética não causaria quaisquer das horríveis consequências que são encontradas associadas à “inversão dos pólos” nos sites catastrofistas.

P: Se o mundo estivesse para acabar, vocês nos contariam?

R: A resposta direta é “certamente eu lhe contaria”. Ciência gira em torno de descobrir e divulgar a verdade sobre a natureza e não guardar segredos. Mas em um nível mais básico, eu não entendo essas questões que são feitas sobre um possível fim do mundo em 2012. Este mundo tem seguido em paz seu caminho durante 4,5 bilhões de anos, com vida evoluindo nele por cerca de 4 bilhões de anos. Vocês realmente acham que depois de 4 bilhões de anos, tudo isso vai acabar dentro de 4 anos? E como possivelmente isso ocorreria? Não existe nada em volta que seja capaz de destruir um planeta. O pior dano que posdemos infringir em nosso ecossistema é provavelmente o associado ao aquecimento global e perda de habitat, o que já está começando a causar extições em massa, mas nada disso pôe em risco o futuro do planeta em si.
Mais e Mais Esquisito

Como eu escrevi isto em junho, as perguntas continuaram a vir. Assim, nove entre dez das “mais populares” perguntas e respostas no “Pergunte a um Astrobiólogo” são sobre Nibiru, não sobre astrobiologia. Essa experiência é desconcertante em vários sentidos. Enquanto eu esperava que as pessoas que lessem minhas respostas ficassem felizes em saber que o mundo não está prestes a acabar, acabo ficando surpreso com tantas respostas zangadas. Elas vêm de pessoas que parecem querer que o mundo acabe em 2012, que ficam incomodadas quando dizemos que a catástrofe não vai acontecer. Eu também fico pasmo com sua falta de perspectiva quanto a tempo e espaço. Por exemplo, meus correspondentes parecem aceitar a alegação de que a influência magnética de Nibiru já está causando um deslocamento nos pólos, ainda que o objeto seja invisível para os astrônomos. Alguns ainda assumem que esse deslocamento já é aparente ou até mesmo que o mundo está “virando de cabeça para baixo”. Eles também acreditam que ficaremos no centro da Via Láctea, 30.000 anos-luz distante, em 2012. O fato de que nada disso está sendo reportado em jornais ou até mesmo na televisão é simplesmente aceito como evidência de uma grande conspiração. Será que eles já se perguntaram por que os governos estão em guerra contra Iraque e Afeganistão, preocupados com o aquecimento global e conduzindo uma enérgica eleição presidencial nos EUA se todos eles sabem que o mundo vai acabar em quatro anos? Foi para mim uma revelação vislumbrar esse submundo de conspirações e previsões do fim do mundo.

Para concluir com algo mais leve, as próximas perguntas são bem divertidas:
P: Eu tenho lido essas coisas todas sobre Nibiru e estou completamente chocado com esse assunto, mas durante vários anos quando olho para o céu, tenho notado uma gigantesca estrela atrás de nós, gostaria de perguntar se é Eris? Porque o tamanho aumentou dramaticamente nos últimos anos?

P: Recentemente, tem acontecido muitas coisas assustadoras no mundo. Um terremoto e um ciclone. Não só isso, mas parece que o mundo está virando para baixo.

P: Sou um físico experimental. Estou ultimamente trabalhando com uma tecnologia de anti-gravidade. Recebi uma leitura infravermelha de um objeto entrando em nosso sistema solar. Este laboratório não tem nenhum astrofísico, mas acreditamos que esse objeto (próximo a 1.2 vezes o tamanho de Júpiter) é o novo planeta Nibiru (Planeta X). Conforme os rumores que têm circulado. Sua órbita é enormemente elíptica e passará dentro do sistema solar interior. Gostaria de confirmar duas coisas. Isso é acurado – Nossos fatos são baseados em rumores, a busca é apenas básica, encontrar objetos e confirmar a observação. Por acaso o objeto é alguma ameaça para a Terra? Isso envolve algum perigo para a Terra? Poderia algum perigo ocorrer num teste de uma tecnologia experimental para desviar o objeto de seu curso natural? O gerador que criamos teoricamente pode mover qualquer objeto, de qualquer tamanho, já que a massa não afeta nos campos gerados.

P: Eu ouvi dizer que os seres que habitam a nave mãe Nibiru a qual abriga outras naves menores em seu interior estão vindo para ajudar os habitantes da Terra para aumentar seus níveis de polaridade para que o plano possa saltar para a quarta dimensão. Você já ouviu falar sobre isso? Por favor, seja honesto. Há bastante informação no Youtube sobre isso. Eu sempre soube que uma forma de vida mais avançada está aqui trabalhando para nos preparar para essa mudança de plano. Eu gostaria que eles se revelassem na TV ou na CNN. Você não gostaria?

4 comentários:

  1. Àrabe já estamos em 17 de maio de 2011. kade nibiru? vc podia fazer um retrospecto de todos as datas e coisas faladas que não aconteceram?
    vc tem algo a dizer sobre Tyche?

    ResponderExcluir
  2. Ótima ideia. Assim que tiver um tempinho livre vou ver isso. Por acaso uma outra postagem que tenho no site antigo (que vou transportar para cá também) tem algumas datas mencionadas e realmente preciso fazer algumas atualizações. Muito bem pensado.

    ResponderExcluir
  3. Vejo 2012 como um divisor de aguas como uma maravilhosa oportunidade para acabar de uma vez com todas estas fantasias absurdas e mostrar quem sao os pseudo-cientistas pseudo-conhecedores.

    ResponderExcluir
  4. Tomara que sim.Espero que um dia isso se torne realidade. Infelizmente, levando em consideração o histórico que temos, essas crendices e pseudociências não acabarão.

    Para acabar com essas pragas somente muita informação e principalmente educação Fica difícil tentar levar o conhecimento par quem não tem sequer o conhecimento mínimo necessário para entender o que tentamos ensinar.

    Trata-se de um trabalho de formiga e tento aqui fazer minha parte, ainda que pequena.

    ResponderExcluir

Leiam as Regras e entendam-nas antes de comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...