Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O Segredo - Algumas considerações

Depois de muito tempo afastado, estou de volta. Quantas vezes já não iniciei postagens dessa forma, não é mesmo? Mas resolvi voltar com um assunto polêmico: o livro (e filme também) "O Segredo".

Para quem não o conhece, posso adiantar que não perde lá grande coisa. Mais uma obra de auto-ajuda barata, mas extremamente perigosa para aqueles que o leem ou assistem sem se armarem com um pouco de senso crítico. Falo sério quando digo que se alguém levar essa coisa a sério no dia a dia pode vir a se dar muito mal, mas vou deixar para o cara do vídeo dizer os motivos.

Chego a lembrar uma certa vez que estava de péssimo humor e uma colega de trabalho disse que deveria pensar mais positivamente, senão só atrairia coisas ruins. Quando a questionei os motivos da afirmação, ela me perguntou se já havia assistido esse filme. Respondi logo que sim e que era nada mais do que um monte de lixo esoteroide.




Ela ficou meio chateada com minha incredulidade. Para exemplificar, fui logo dizendo a ela que agiria segundo a lógica desse filme. Disse a ela que tinha muita vontade e acreditava muito que 100 bilhões de dólares seriam depositados em minha conta bancária. Pelo que o filme diz basta isso, acreditar. Quando perguntei se já podia ir tirar o saldo da conta, ela disse que não era bem assim que a coisa funcionava.

Tenha dó... Isso é uma bela contradição. O filme diz claramente que se tivermos vontade e fé, as coisas acontecem. Por que não acontecem com coisas práticas, como ganhar dinheiro? Mas tirando essa questão, há um outro ponto bem mais perigoso nessa nova religião que os teóricos da atração estão pregando. Para esclarecer, passo a palavra para Matt, do Atheist Experience. Ele explica tudo com grande maestria.

Agora é com vocês. Quais as experiências que os leitores já tiveram com essa nova "religião"? Sintam-se à vontade para comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leiam as Regras e entendam-nas antes de comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...